sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como funcionam as cartas de Tarô.

Este meu artigo, é baseado em um texto onde o escritor descreve sua teoria sobre o funcionamento do tarô, cuja teoria vem de encontro as minhas idéias sobre o assunto em pauta.
Mesclando a abordagem do texto original com a minha própria, descrevo a seguir, pontos fundamentais quanto ao funcionamento das cartas do tarô.

A base do funcionamento do tarô, é a nossa mente subconsciente se comunicando com nossa mente consciente para analisar as cartas do tarô.

Nossa mente subconsciente pensa em símbolos.
É a comunicação com o universo espiritual junto com toda mente subconsciente.
Nossa mente consciente pensa em palavras.
É em sintonia com o mundo físico, juntamente com as outras pessoas neste planeta.

As cartas de Tarô são compostas de um conjunto de símbolos que se definem em palavras.

Portanto, as cartas de tarô podem ser uma ferramenta para ajudar a nossa mente subconsciente a se comunicar com nossa mente consciente.

Nossa mente subconsciente está em comunicação com cada mente subconsciente, podemos realmente usar as cartas de tarô para ajudar outras pessoas a aprender sobre si mesmo.

Os significados das cartas do tarô são exatamente aqueles significados que você e sua mente subconsciente convencionar, determinar. Se houver dúvidas nessa convenção, a leitura também será duvidosa.

Essa é uma teoria sobre como funcionam as cartas de tarô.

O tarólogo pode se equivocar em uma leitura, as cartas não.
A mensagem descrita pelas cartas está lá, basta interpretá-la corretamente.
Mas isso nem sempre é possível, quando nos baseamos nas literaturas, que são tão diferentes e contraditórias entre si, para a definição dos significados dos mesmos Arcanos.
Para o mesmo símbolo, vemos vários autores / tarólogos / cartomantes .... descreverem vários significados diferentes e opostos.
Devemos eleger ou concordar com um autor e achar que os outros estão errados?
Claro que não!
Ignorante a pessoa que pensa dessa maneira. Isso não procede, em meio à vasta literatura divergente que existem a respeito do tarô. Por tanto, ninguém é dona da verdade.

Todos os autores estão corretos.
Os símbolos significam exatamente o que os símbolos significam - pelo menos para eles.
Quando alguém estiver lendo os significados dos símbolos é o que conta.
Quando eu estou lendo os símbolos, o meu pensamento, entendimento daquele símbolo é o que conta.
Quando você estiver lendo os símbolos, o significado que você der a eles é o que conta.
Cada um de nós interpreta os símbolos de forma diferente por causa de quem somos, do que sabemos, do que nós pensamos que sabemos e do que temos experimentado em nossa vida.

As cartas de Tarô significam para nós exatamente o que significam, nem mais nem menos.

Quando você olha para uma carta e obtém um sentimento sobre o que um determinado símbolo significa, anote-o e lembre-se disso. 
Mantenha um caderno de notas sobre as cartas, uma página para cada Arcano. 
Reveja essas notas regularmente até que ambos, o seu subconsciente e sua mente consciente entendam o que cada carta, cada símbolo significa para você.

Um bom tarólogo sabe o que cada carta significa para ele.
Por isso, sua mente subconsciente escolha a carta certa no momento certo para se comunicar com precisão.
Cada tarólogo tem sua própria opinião sobre o que cada carta significa. Você pode usar esses significados ou também pode fazer o seu próprio significado.
Uma maneira de decidir o que cada carta de tarô significa é manter um caderno e anotar cada significado dado por cada autor em cada livro.
E comprovar na prática quais significados funcionam para você.
E observe como as cartas combinam entre si, muitas vezes anulando um significado chave, mas com certeza sobresaindo outro significado que essa mesma carta possuí.

O segredo é que as cartas do tarô significam exatamente o que você decide que elas significam.

Você quer tomar esta decisão consciente ou inconscientemente. Se você tomar uma decisão consciente, você vai entender melhor o processo e, provavelmente, tornar-se um tarólogo talentoso. Se você fizer isso, inconscientemente, você vai estar sempre no escuro, perguntando se você está fazendo certo ou não.


O texto original (em inglês) se encontra no Instituto do Tarot 
http://tarotinstitute.com/articles/meanings.html


☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  ☼  


Um exemplo de uma consulta postada em comunidade do Orkut.

A taróloga realiza uma consulta para si mesmo.
Pergunta se conseguirá a vaga para um emprego, onde fez entrevista.

Método: SCR

Situação: A Força + A Rainha de Ouros
Chances (ou Caminho): O Enamorado + A Rainha de Paus
Resultado: O Carro + O Ás de Espadas

Universal Waite
Pela presença dos Arcanos – A Força e O Carro – a taróloga estava confiante que conseguiria a vaga pleiteada, MAS HAVIA UMA DÚVIDA para a taróloga, sobre O Ás de Espadas, este Arcano por conter uma espada, poderia representar um corte?

Feedback: A taróloga não conseguiu a vaga.

Quando resta alguma dúvida ao interprete das cartas, sobre o que elas realmente querem dizer, a interpretação pode ficar duvidosa ou equivocada.

Como este exemplo de consulta esta mostrando.

Cada tarólogo interpreta esta consulta, citada, a sua maneira. Mediante seu conhecimento e convenção das suas cartas. Com isso tem-se respostas variadas para o mesmo jogo. O que é enriquecedor, para saber das várias abordagens que um determinado Arcano pode ter.

Os feedbacks são fundamentais para fazer as convenções mais apropriadas das cartas, para quem as abrem.

Este Método SCR, é composto de 3 Casas.

No meu entendimento, a Casa 2, das Chances (Caminhos), por ser a casa central do método, é de primordial importância. Nela é centrada toda a energia do jogo e reflete para a Casa 3, do Resultado.

Neste jogo, a Casa 2, Chances (ou Caminho), contém, O Enamorado + A Rainha de Paus, que mostra que a escolha para a vaga (O Enamorado) será dada a outra mulher (A Rainha de Paus). Pois na minha convenção, A Rainha de Paus, é outra mulher, relacionada ao ambiente de trabalho, e não a consulente.


 Ter conhecimento dos vários significados que uma carta pode ter, se torna enriquecedor, para aplica-los nas divervas questões / situações que são analisadas pelo tarô. A combinação entre um Arcano e outro dentro de uma jogo, pode alterar totalmente seu significado "chave". Como no caso desta consulta, O Carro não representou a vitória (a obtenção do emprego) da taróloga que se consultou.


Quanto mais entendimento temos das cartas do Tarô, mais enriquecedora se torna uma leitura. Podemos de certo, não apenas responder a pergunta que levou a consulta das cartas, mas também ver pelas mesmas cartas, outras situação que estão evidentes na vida do consulente, independente da pergunta feita. Isso é - Ler nas entrelinhas -.




Lucia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, serão publicados e respondidos assim que possível.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Facebook Share